Marcos D. Alves

Tutanota x Proton Mail x FastMail

Além do Tutanota e do Proton Mail, comecei a testar também o FastMail; a princípio fiquei bastante impressionado com o bom desempenho do serviço, tanto nos apps para Android e iPhone e também na web; tudo muito rápido e funcional.

No “pacote” do Fastmail estão incluídos o email em si (estou usando o domínio fastmail.fm), calendário, contatos, notas e arquivos na núvem.

Testei todos os serviços, que funcionam perfeitamente; o calendário é um dos mais completos que já testei, permitindo a assinatura de calendários externos e a sincronização com o Google Calendar; mas identifiquei 2 problemas muito chatos no app Android, do tipo que me impediriam de continuar com o serviço:

  • A barra de ferramentas, com o app configurado para português, é muito grande e simplesmente não cabe na tela do smartphone; os ícones são gigantes e o texto muito grande (para quê “Bloco de Notas” e não “Notas” ou “Agenda” ou invés de “Calendário”?;
  • Na visão semanal, quando toco em um horário na tela (ex: 8h) para criar um evento, ele abre a tela de edição com algumas horas à frente (de 1h até 2h30m).

Já abri pedidos de suporte para esses dois casos, o pessoal parece ser muito solícito e estou aguardando pelas respostas finais.

Quanto ao Proton e ao Tutamail, minha percepção se inverteu; como devo usar Android por muito tempo e o calendário do Proton é muito bom, minha preferência seria por ele.

Assim, minha ordem para assinar um desses serviços estaria assim hoje:

  1. FastMail

  2. Proton Mail

  3. Tutanota