Marcos D. Alves

Tutanota x Proton Mail (minhas primeiras impressões)

Estou testando simultaneamente o Tutanota e o Proton Mail / Calendar, usando os apps para Android e web; o Proton não tem aplicações nativas para Mac ainda.

Subjetivamente, me sinto mais atraído pelo Tuta, pois me parece uma empresa mais próxima dos usuários e mais transparente; objetivamente, o serviço da Proton é mais maduro; tanto o app Android quando a aplicação web são mais rápidas e fluidas; eu sinto o Tuta mais pesado e lento. Não gostei nada do calendário do Tuta, tanto no Android, web e desktop. O Tuta Calendar é bem mais utilizável.

Em termos de preço, o Tuta leva vantagem, é mais barato que o Proton e oferece mais vantagens no plano básico ($3.60/mês do Tuta contra $4.99/mês do Próton).

O que ambos tem em comum são as muitas críticas no Reddit; considerando os comentários de muitos usuários, deveríamos passar longe tanto do Tuta quanto do Proton; não observei nenhum problema sério nos dois, como perda de dados ou de acesso, mas meu uso é básico, apenas como teste; ainda não sei como se comportariam em "produção" , caso eu trocasse totalmente o Gmail & Google Calendar por um dos dois.