Marcos D. Alves

Theodore é um desenvolvedor teimoso

Um termo muito frequente entre os desenvolvedores indie é opinionated; na falta de uma tradução precisa, acho que "teimoso" é a melhor definição.

Os desenvolvedores se referem aos seus produtos como opinionated quando querem dizer que eles mesmos tomaram todas as decisões quanto ao desenho ou roadmap de desenvolvimento, não aceitam sugestões nem mudanças não previstas.

Eu troquei vários emails com o Theodore, desenvolvedor do Mataroa, sugerindo algumas (poucas) mudanças na interface do Mataroa - todas gentilmente recusadas, com a explicação de que as decisões de design já estavam tomadas.

Não acho isso ruim, nem tenho nada contra um app ou serviço refletir a personalidade do seu desenvolvedor; mas um pouco de flexibilidade seria.

O Theodore do Mataroa, o Amir do Todoist, o Manton do micro.blog, o Adam do omg.lol e outros, são todos teimosos. E, claro, o rei dos teimosos foi e sempre será Steve Jobs.

PS. Na verdade, Theodore aceitou uma sugestão minha, sim; foi para permitir a personalização do rodapé, para que eu pudesse tê-lo em português.