Marcos D. Alves

Meu sobrenome é latino e isso faz a diferença

Acompanho e participo de algumas comunidades online, como o próprio micro.blog, Mastodon e subs no Reddit, entre outras.

O que eu tenho percebido é que, em muitas situações, meus feedbacks ou pedidos de ajuda são simplesmente ignorados; já cheguei a postar questões na comunidade de ajuda do micro.blog que ficaram muito tempo sem qualquer interação; enquanto isso, eu via questões mais novas sendo respondidas rapidamente, algumas com envolvimento do Manton.

Comentários que faço em postagens do Mastodon geralmente não chamam a atenção nem do próprio autor do post.

Procuro não fazer questionamentos imbecis, sempre pesquiso muito antes de postar uma questão, e não sou um hater, quero dizer, quando comento uma postagem é para elogiar ou concordar ou agradecer, muito eventualmente faço criticas construtivas.

Então comecei a observar um padrão: as questões respondidas rapidamente e os comentários com mais engajamentos são de usuários com nomes não latinos; normalmente são americanos falando com americanos.

Não sei se é proposital, se é feito de forma instintiva, mas me faz refletir o quanto essas comunidades agregam para meu continuo desenvolvimento, já que a interação é limitada.

Eu nem pensei nisso quando postei hoje mais cedo sobre minha decisão de cancelar todas as minhas redes sociais e blogs pagos, mas está tudo relacionado sim.

Felizmente há muitos desenvolvedores com serviços inovadores em várias partes do planeta e o que percebi, interagindo com alguns deles, é que o grau de atenção que te dedicam é outro. E precisam muito mais do meu suporte de que seus colegas da América do Norte.